terça-feira, 12 de abril de 2011

Diferença entre uma biju e uma semi jóia

Muita gente não sabe a diferença entre uma bijuteria comum e uma semi jóia. As semi jóias, assim como as bijus, são feitas de metais comuns ou até mesmo de prata, porém elas recebem uma banho, ou seja, são folheadas, com muitas camadas de metais preciosos, como o ouro e o ródio. Isso faz com que as peças não sofram oxidação, se forem bem cuidadas. Na maioria das vezes, elas são montadas com pedras semi preciosas e cristais. As zircônias, bastante usadas nesse tipo de peças, são lapidadas e ficam muito parecidas com os diamantes. Assim, as semi jóias, por terem a cravação e o acabamento  perfeitos, muitas vezes são praticamente idênticas às jóias.


 


É preciso ter cuidado com as semi jóias, a forma como elas são utilizadas e armazenadas fazem toda a diferença na durabilidade das peças. Seguem abaixo algumas dicas básicas:

- Quando usá-las evite contato com elementos químicos, normalmente presentes em cremes, hidratantes, perfumes, entre outros produtos de beleza. Mesmo as peças mais resistentes podem ser atingidas na sua superfície, o que resulta em perda de brilho e beleza. 

 - Retire sempre sua semi jóia antes do banho, mar ou piscina.

 - Guarde a semi  jóia em ambientes distantes de luz direta ou calor constante.

- O ideal é que cada peça seja armazenada individualmente, para evitar riscos ou danos mais graves nas pedras ou no metal. Como sabemos que muita gente não tem espaço para fazer isso, indicamos colocá-las em saquinhos de tecido, para impedir o contato e nunca colocar uma em cima da outra.

- Sempre limpe as peças após o uso com uma flanela.

Saquinhos de organza para guardar as peças

Nenhum comentário: